O nome “Pronto Atendimento” não poderia ser mais literal. Aberto 24 horas, o setor instalado na Santa Casa da Misericórdia é referência em cuidados emergenciais, alcançando grande parte do mapa no Campo das Vertentes.

Todo esse trabalho se baseia não apenas em uma estrutura completa (que, aliás, foi recentemente reformada e ampliada), mas também na recepção humanizada e otimizada a quem procura o local. “Nós atendemos seguindo a recomendação internacional de triagem. Ou seja, através do Protocolo de Manchester”, explica o diretor-técnico e oncologista da entidade, Dr.Frederico Escaleira, em referência ao procedimento que, a partir dos sintomas manifestados pelo paciente, permite ao profissional de saúde classificar a gravidade do caso e, assim, estabelecer prioridades de atendimento e tempo de espera.

arte-pronto-socorro

“Todas as pessoas que nos procuram são acolhidas”, lembra Dr. Frederico. “No entanto, devido ao fluxo da Rede de Urgência e Emergência na cidade, quando os pacientes do SUS são triados como ‘verdes e amarelos’ – ou seja, quando podem ser atendidos no intervalo de até duas horas – são encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Já os que são caracterizados com as cores laranja e vermelho recebem socorro imediato”, frisa.

O protocolo também é utilizado como parâmetro de priorização e humanização no atendimento aos pacientes de convênios firmados entre instituições externas e a Santa Casa.


Equipe

A aplicação desses princípios é garantida pela atuação de qualidade de uma equipe com médico emergencista, enfermeiros e técnicos em Enfermagem 24 horas. Além disso, há suporte presencial ou sobreaviso em Pediatria; Obstetrícia; Clinica Geral, Neurologia Ortopedia; Cirurgia Geral e Cirurgia Vascular com respaldo, claro, de anestesistas.

O Pronto Socorro da Santa Casa também conta com Laboratório de Análises Clínicas funcionando em tempo integral associado, ainda, a serviço de Radiologia com Raio-X, Tomografia, Ressonância Nuclear Magnética e Cintilografia dia e noite.


Estrutura

O Pronto Socorro é constituído por complexo com 270m² dividido em hall de entrada; consultórios; sala própria e totalmente equipada para curativos; recepção exclusiva para triagem e avaliação da gravidade de pacientes através do Protocolo de Manchester; banheiros; área de medicação e sala de observação.