geriatriaDe acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2015, o Brasil tem cerca de 26,1 milhões de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Enquanto isso, o Conselho Federal de Medicina alerta que temos em todo o território nacional 1.405 geriatras atuando no Brasil. Ou seja: contamos com 5,4 geriatras para cada 100 mil pessoas; um para cada 18.505 idosos.

O Dr. Rubens Farnese Filho é um desses profissionais. Integrante do Corpo Clínico da Santa Casa desde 1987, ele atuou inicialmente na especialidade de Clínica Médica, da qual tem título de especialista, e na chefia do Banco de Sangue.  Uma década depois, em 1997, implementou a Geriatria na maior entidade filantrópica do Campo das Vertentes. Já em 2010, obteve o título de especialista em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG).

O setor

A Geriatria na Santa Casa da Misericórdia, em São João del-Rei, parte de um princípio básico: a melhor idade é exatamente aquela em que estamos agora. E deve ser vivida com qualidade, algo buscado desde os primeiros dias de existência no mundo e mantido com a experiência do envelhecimento.

Exatamente por isso, aqui oferecemos carinho, orientações e tratamento especializado para garantir que a Terceira Idade seja uma etapa vivenciada com conforto e bem-estar, respeitando suas peculiaridades e promovendo saúde. Para isso, atuamos de forma multidisciplinar, incluindo os profissionais da Fisioterapia Motora e Respiratória; da Psicologia; da Nutrição; da Fonoaudiologia; e da Assistência Social, dentre outros.

¨Nosso objetivo é sempre cuidar: cuidar da Santa Casa, cuidar dos nossos conhecimentos, que seguirão sempre atualizados, cuidar do nosso setor e de quem atua para fazê-lo funcionar. Com isso, nos tornamos melhores para cuidar dos nossos pacientes da Terceira Idade e cumprir nossa missão¨, acrescenta Dr. Rubens.