Quando desembarcou de volta a São João del-Rei no final dos anos 80, Sérgio Leite trazia na bagagem dois sonhos: transformar a cidade em referência na Cirurgia Plástica e compor o corpo clínico da Santa Casa da Misericórdia.

Realizou ambos. Formado em Medicina pela UFMG e especialista em Cirurgia Geral e Plástica pelo Hospital das Clínicas da mesma universidade, Leite também carrega no currículo mais de 120 congressos e publicações no Brasil e no mundo. Não bastasse isso, é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

E é com todo esse conhecimento que compõe, desde 1986, a equipe de intervenções reparadores da maior instituição filantrópica do Campo das Vertentes. “Logo que cheguei fui até lá, me apresentei e pedi para fazer parte da Santa Casa. Queria exercer o que eu mais amava e, ao mesmo tempo, ajudar. Felizmente fui recebido de braços abertos”, conta o pioneiro na região.

No total são cerca de três décadas atendendo pacientes assistidos pelo SUS e conveniados. Ou melhor: oferecendo a dezenas de pessoas, todos os anos, a chance de reparar membros, superar lesões, reverter traumas físicos e, consequentemente, reencontrar autoestima, motivação e qualidade de vida. “A Cirurgia Plástica vai muito além de uma questão estética. Salva vidas, transforma almas, desfaz preconceitos”, diz.

E ajuda a Santa Casa, na prática, a exercer sua filosofia cidadã. Por lá, no Centro Cirúrgico, vítimas de acidentes, pacientes que sofreram com tumores da superfície corporal ou escaras de decúbito e crianças com deformidades congênitas (como lábio leporino, fenda palatina e sindactilia) recebem socorro e tratamento reparador por equipe que, além de Leite, inclui os doutores César Tayer e Ludmila Melo.

“Somos pessoas diferentes que se completam através de sintonia e paixão pelo que escolhemos fazer. Isso significa uma abertura diária ao aprendizado, à coragem e à superação. A saber que estamos constantemente em desenvolvimento e que a partir dele entenderemos e realmente ajudaremos quem nos procura”, garante o cirurgião.