Magda Lombello Vale Zerlotini praticamente recita, com detalhes, a estrutura do Centro Integrado de Assistência Médica (CIAM). “São 15 consultórios associados a um posto de medicação, à área de repouso, ao ambiente de pesagem e à sala de pequenas cirurgias. Isso sem falar, é claro, na recepção por onde passam cerca de 450 conveniados todos os dias”, relata a assistente-administrativo do setor.

Não poderia ser diferente. Magda parece ter registrada, em cada parede, um pouco da própria história. “O CIAM começou a funcionar em agosto de 1992. Eu já atuava na Santa Casa, vi o projeto ganhar vida desde o instante em que era um embrião”, brinca em referência setor, que conta com mais de 50 médicos em quase todas as especialidades.

Anestesiologia Cirurgia Vascular Ginecologia/Obstetrícia Oftalmologia
Angiologia Clínica Médica Hematologia Oncologia
Cardiologia Dermatologia Homeopatia Otorrinolaringologia
Citopatologia Endocrinologia Infectologia Ortopedia e Traumatologia
Cirurgia Buco Maxi-Facial Fisioterapia Mastologia Pediatria
Cirurgia Geral Fonoaudiologia Nefrologia Pneumologia
Cirurgia Pediátrica Gastroenterologia Neurologia/Neurocirurgia Proctologia
Cirurgia Reparadora Geriatria Neuropsiquiatria Psicologia

“O CIAM foi uma resposta ousada e minuciosamente planejada ao próprio crescimento da Santa Casa. Com a amplitude de serviços prestados pela instituição e o desenvolvimento do SASC – Nosso Plano de Saúde, o fluxo de consultas cresceu exponencialmente. Junto com ele, também tornou-se gigante a ansiedade por aprimorar a infraestrutura dos atendimentos. Foi nesse momento, sob gestão do saudoso Dr. Antônio Andrade Reis Filho, que o Centro Integrado de Assistência foi idealizado e, mais tarde, implementado”, relembra Magda.


Evolução

De sonho a complexo referência em toda a região, o CIAM é porta de entrada para a Santa Casa, concentrando serviços que completam todo o processo clínico – da recepção e atendimento à internação de pacientes.

“O Centro faz jus o título de ‘Integrado’. Os conveniados sabem que tudo ocorre aqui dentro de forma prática que, aliás, é complementada pelos demais serviços que a Santa Casa oferece, como os prestados pelo Centro de Imagens. A Santa Casa está cada vez mais completa e sinto um orgulho absoluto em fazer parte dessa história”, frisa a auxiliar – administrativo.

Uma história, aliás, que segue sendo reescrita. Após grande reforma e ampliação do espaço que abriga o CIAM, a meta é trazer para o Campo das Vertentes a tecnologia dos prontuários eletrônicos. “Muita gente diria que algo assim, anos atrás, seria inimaginável. Vou na contramão”, ri Magda. E completa: “Lembro bem de ver, lá no início dos anos 1990, o comprometimento de todo o Corpo Clínico na instalação do Centro Integrado. Com tanto amor e tamanha vontade de oferecer o melhor, já era certo que o CIAM chegaria onde está. Vai ainda mais longe, aliás”, finaliza.